Gestão estratégica de pessoas: Este conceito visa levar a gestão de pessoas, realizada pelo departamento de recursos humanos, a um patamar totalmente diferente, em que ele não é responsável apenas por funções administrativas, mas também integra a estratégia, a política e as metas da empresa como um todo.

A gestão de pessoas sempre foi importante em todas as organizações, independentemente de seu porte ou segmento. Porém, você sabe o que é gestão estratégica de pessoas?

A gestão estratégica de RH permite alcançar alto desempenho de toda a equipe, ajudando a empresa a atingir seus objetivos.

A migração da funcionalidade do RH de burocrático para estratégico vem ganhando reconhecimento no mercado, inclusive impactando no valore de mercado do segmento. A Grand View Research estima que o mercado global de gestão de recursos humanos atinja um valor de US$ 38,17 bilhões em 2027, representando uma elevação na taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 11,7% de 2020 a 2027.

Este número mostra como a gestão estratégica de recursos humanos deve ganhar cada vez mais espaço com o passar do tempo, inclusive com o apoio da tecnologia, que traz um viés realmente estratégico à análise.

O que é gestão de pessoas?
Antes de entendermos o que é gestão estratégica de pessoas, é interessante compreender o conceito de gestão de pessoas, já que o primeiro pode ser considerado como uma evolução do último.

Podemos definir gestão de pessoas como o processo de treinamento, motivação e direcionamento dos colaboradores para otimizar a produtividade no ambiente de trabalho, além de permitir o crescimento de todos os colaboradores.

Gestores e líderes recorrem à gestão de pessoas para prever como será o fluxo de trabalho, além de melhorar continuamente o desempenho de todos os colaboradores, o que, por sua vez, potencializa a performance da organização como um todo.

Essa definição nos mostra como a gestão de pessoas é crucial em uma empresa. Afinal de contas, é por meio dela que a organização consegue ter uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

Além disso, também sabemos que bons programas de RH maximizam o desempenho dos colaboradores e suas competências em prol da empresa.

Porém, o “X da questão é que essas funções estão mais relacionadas ao caráter administrativo, o que não é um problema por si só, mas atua como um limitador para o desenvolvimento do pleno potencial do setor de RH.

É para atravessar esses limites que passamos a considerar o conceito de gestão estratégica de pessoas, capaz de trazer uma série de benefícios à sua empresa, seja uma startup, uma companhia de família ou um grande player a nível internacional.

Então, o que é gestão estratégica de pessoas?
Gestão estratégica de pessoas
A gestão estratégica de pessoas é a conexão que liga o RH da organização às suas estratégias, metas e objetivos.

O intuito da gestão estratégica de pessoas pode ser sintetizado da seguinte forma:

Avançar na flexibilidade, inovação e vantagem competitiva;
Desenvolver uma cultura apropriada com o propósito da organização;
Melhorar o desempenho do negócio.
Neste contexto, as funções do departamento de recursos humanos deixam de ficar no administrativo e passam a se integrar completamente com a parte estratégica da empresa, de modo que ela consiga se sustentar a longo prazo e siga plenamente sua cultura organizacional.

Para que a gestão estratégica de pessoas seja eficiente, o RH deve ter um papel crucial como parceiro estratégico desde a criação e a implementação das políticas da empresa.

Afinal, qual é a diferença entre gestão de pessoas e gestão estratégica de pessoas?

Em suma, enquanto a gestão de pessoas está mais relacionada à parte administrativa, a gestão estratégica de RH é, com o perdão da repetição, mais estratégica, com participação direta na conquista dos resultados esperados pela organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *