O mindfullness é uma habilidade que pode ser desenvolvida para ajudar na concentração, no foco, na produtividade e na qualidade de vida profissional, capaz de impactar diretamente o desenvolvimento da empresa.

A qualidade de vida no trabalho tem sido, cada vez mais, alvo de programas corporativos que visam a valorização profissional e o bem-estar no ambiente empresarial. E é aí que entra o mindfulness.

Entre as ações adotadas para melhorar a produtividade e o foco em resultados, está o conceito de mindfulness, ideia que nasceu no budismo e vem se espalhando por todo o mundo.

Quer saber mais sobre o assunto? Basta continuar lendo este texto, mostraremos como implementar diversas práticas de mindfulness em sua empresa e potencializar os resultados do time.

Afinal, o que é mindfulness?

Mindfulness é a capacidade que todos nós temos de vivenciar experiências sem pré-julgamentos, o que possibilita uma análise mais imparcial de cada situação.

Quando nos despimos daquilo que acreditamos, conseguimos desenvolver mais empatia por nossos colegas de trabalho, entrar em sinergia com nossa equipe e elevar a produtividade no trabalho sem o estresse do dia a dia.

De forma mais simplificada, mindfulness é uma espécie de controle pleno dos próprios pensamentos.

Não importa quem, é comum ter pensamentos automáticos derivados de conflitos internos ou estímulos do ambiente.

Tais pensamentos são perfeitamente naturais. Contudo, é possível treinar nossa mente para que eles não atrapalhem mais o foco e a produtividade.

Esse é um assunto que tem cativado cada vez mais pessoas, uma vez que estamos entrando em uma era em que o cuidado pessoal é uma prioridade para todos. Não é atoa que a palavra da vez seja autocuidado.

Até mesmo as empresas têm acordado para os benefícios de implementar práticas que estimulem o mindfulness.

Uma das práticas mais benéficas — e adotada por grandes corporações — é a meditação mindfulness.

Ela consiste em parar todas as suas atividades por dois ou três minutos e se concentrar somente naquele momento, deixando de lado a pressão por prazos, os telefonemas e o trabalho acumulado.

Um exemplo desse tipo de investimento é o programa de mindfulness do Google, chamado de Search Inside Yourself ou busque em si mesmo, em português.

A empresa utiliza os preceitos budista para estimular a busca pelo mindfulness através de um curso oferecido desde 2007.

Como alcançar mindfulness
Mindfulness é mais uma prática que um estado de espírito. Mesmo que se alcance a atenção plena proposta pelos budistas, é necessário colocar esse hábito sempre em prática.

Não se deixar ser levado por pensamentos automáticos é algo que se consegue com o tempo e com a prática.

E não precisa ser uma tarefa árdua, sempre que o indivíduo devanear pensando no futuro, por exemplo, é possível perceber o que aconteceu e, então gentilmente, voltar para o presente.

Não é indicado estimular sentimentos de culpa porque não foi capaz de manter o foco por todo o período que se havia proposto.

O mindfulness deve ser uma prática leve e que precisa ser incluída de forma ativa na agenda, afinal de contas, sem a prática, é impossível alcançar os resultados desejados.

A meditação e exercícios de respiração talvez sejam as melhores formas de desenvolver o mindfulness.

Como implementar exercícios de mindfulness durante o expediente?

Para aplicar o mindfulness com sucesso em uma estrutura empresarial, ela precisa estar embutida na cultura organizacional.

Ou seja, é um projeto que começa na cabeça e desce para os membros. Mas, afinal, como implementar?

A fórmula mais eficiente é justamente a Search Inside Yourself. Assim como a Google fez, é possível criar uma série de classes e eventos sobre o tema a fim de educar todos os colaboradores que têm interesse de desenvolver essa habilidade.

As aulas de meditação, por exemplo, devem ser realizadas durante as horas de trabalho e podem ser divididas em diversas turmas. Dessa forma, a empresa não fica “abandonada”.

Exercícios de três minutos já são o suficiente para trazer um número gigantesco de benefícios para os funcionários e, consequentemente, para a empresa.

Com esse guia de como implementar mindfulness na empresa revela que esse é um programa muito barato e que não precisa de investimento inicial algum para começar.

Passo a passo simples para criar um programa de mindfulness
Apresentar o conceito de mindfulness e os seus benefícios;
demonstrar que se trata de uma prática de bem-estar mental e que não é ligada a princípios religiosos;
criar aulas e workshops sobre meditação e outros assuntos ligados a mindfulness;
incentivar que o colaborador realize os exercícios em outros ambientes.
O incentivo pode vir através de uma newsletter interna com dicas sobre exercícios de mindfulness e como realizá-los em casa.

Os benefícios do mindfulness para o ambiente de trabalho

Uma mente bem treinada e em paz é capaz de alcançar inúmeros objetivos dentro e fora do ambiente empresarial.

Alguns dos benefícios para as empresas que instalaram programas de mindfulness são:

aumento na criatividade para soluções de problemas;
aumento da produtividade e habilidade de concentração;
adição positiva ao clima organizacional;
melhora a gestão de conflitos;
maior desempenho cerebral;
aumento do bem-estar, qualidade de vida e motivação;
proporciona um ambiente de trabalho mais agradável;
previne doenças mentais graves (falaremos mais a seguir);
maior capacidade de discernimento;
melhora do relacionamento interpessoal e aumenta engajamento;
mantém a mente mais calma frente a situações de estresse.

Impacto positivo em diversos âmbitos
Estresse, ansiedade, depressão. Essas doenças são as maiores causadoras de afastamentos no trabalho e já atingem mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Entre os agentes causadores, estão o mau relacionamento com colegas de trabalho, excesso de horas de trabalho, pressão por resultados e clima organizacional ruim.

Uma das formas de combater todos esses malefícios é implementar a prática de mindfulness no trabalho, estimulando a meditação, o equilíbrio emocional e a relação interpessoal na empresa.

A meditação mindfulness também é excelente para lidar com momentos de tensão, como um debate acalorado entre a equipe ou a perda de um cliente importante, por exemplo.

Convém ressaltar, porém, que é preciso tomar medidas para que os agentes causadores dessas doenças sejam eliminados.

Caso contrário, os efeitos do mindfulness no ambiente de trabalho não serão tão satisfatórios.

Sendo assim, a autoavaliação também deve ser feita pelos cargos de grande influência, gerando um ambiente muito mais benéfico para todos.

Mindfulness e o foco em resultados

Já está mais que provado que um dos efeitos positivos do mindfulness no ambiente corporativo é justamente o aumento da concentração, que resulta em maior produtividade e eficiência da sua equipe.

Um estudo realizado em Harvard aponta que o ser humano somente consegue focar ininterruptamente em uma tarefa por 40 minutos, chegando a desperdiçar até 47% do tempo útil em distrações.

Contudo, isso pode aumentar consideravelmente com práticas de mindfulness, como falamos acima.

A redução da ansiedade diminui a dispersão e a preocupação, consequentemente, há um maior equilíbrio físico e emocional.

Mais tranquilo, o trabalhador tem maior disposição para executar suas tarefas, melhora o relacionamento interpessoal e gera mais resultados para a organização, tanto individual quanto coletivamente.

Você já conhecia o conceito de mindfulness e os benefícios que essa prática pode trazer para sua empresa?

Forte abraço!

Arquivânia de Paula- Psicologa e Treinadora Comportamental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *